O audiovisual japonês jovem e contemporâneo é a característica da programação apresentada no Nippon Connection Film Festival. Realizado há oito anos na Alemanha, em Frankfurt, é responsável por promover um intercâmbio com o novo cinema japonês e levá-lo também a outros países. A curadoria apresentada no Indie 2008 é focada em obras digitais com idéias autorais em animação, vídeo-arte, documentários, longas de ficção e curtas.

Na edição do Indie em São Paulo serão apresentadas 16 obras, sendo 3 longas e 13 curtas. O programa 893239 traz 8 curtas, dirigidos por cineastas diferentes, explorando um tema típico japonês: a Yakuza. O resultado mostra que o tema pode ser o mesmo, mas os estilos são totalmente ecléticos. Já Vortex e Outros 5 curtas apresentam o trabalho do jovem diretor japonês Yoshihiro Ito.

Os três longas que completam a programação representam as diversas possibilidades formais do cinema japonês. O filme de Yusuke Kaida, "Sombra de Areia", traz uma interessante materialidade fantástica, em que a história e a escolha por filmá-la em 8mm, vão se complementar e acrescentar uma escuridão literal à narrativa. Pensa que só a sua vida é difícil? Acompanhe o documentário de Hiroki Iwabuchi e veja que no Japão arranjar um emprego pode não ser nada fácil para os jovens. Para completar, a relação tempestuosa de duas irmãs em "Lazarus".

Mais do que uma grande oportunidade de conhecer a produção audiovisual japonesa atual, é uma chance rara de ver os japoneses por eles mesmos e descobrir uma nação de imagens surpreendentes. (D.A)