
O caminho dos sonhos
Angela Schanelec | Der Traumhafte Weg
Alemanha | 2016 | DCP | 86min | CI: 14 anos
Grécia, 1984. Kenneth, um homem inglês, e Theres, uma garota alemã, trabalham cantando na rua para financiar suas férias. Estão apaixonados, mas quando Kenneth descobre que sua mãe sofreu um acidente, retorna para casa às pressas. Berlim, 30 anos depois. Ariane, uma atriz de televisão, se separa do marido, um antropólogo bem-sucedido. Quando se muda para um apartamento perto da estação central, ele começa a ver um sem-teto do lado de fora de sua janela.
Beijos de emergência
Philippe Garrel | Les Baisers De Secours
França | 1988 | 35mm | 90min | CI: 14 anos
Mathieu está rodando um filme baseado em sua própria vida e no qual é o protagonista. Para o desgosto de sua esposa e atriz, Jeanne, ele contrata outra mulher, Minouchette, para representar seu papel. Os ciúmes e as complicações decorrentes da mistura entre suas vidas pessoais e profissionais levam à separação do casal.
Rudzienko
Sharon Lockhart | Rudzienko
EUA/Polônia | 2016 | DCP | 53min | CI: 14 anos
Filmado durante três anos em colaboração com os residentes do Centro Juvenil de Socioterapia de Rudzienko, na Polônia, onde Sharon Lockhart realizou diversas oficinas visando empoderar as jovens e ajudá-las a encontrar sua própria voz. O grupo trabalhou em conjunto para desenvolver os diálogos e movimentos a partir de suas atividades coletivas. O resultado apresenta uma mistura das conversas que abordam tanto questões filosóficas quanto preocupações cotidianas das adolescentes. Rodado em polonês, o filme propõe uma abordagem inovadora para a relação entre a imagem e a linguagem ao contrapor as conversas com suas traduções textuais para o inglês (legendadas em português), criando, assim, um espaço de reflexão silenciosa. As falas em polonês não foram legendadas a pedido da diretora.
A criança secreta
Philippe Garrel | L’enfant Secret
França | 1979 | DCP | 92min | CI: 14 anos
O cineasta Jean-Baptiste se apaixona por Elie, atriz que tem um filho pequeno, Swann. Elie não dispõe de muito tempo para passar com o filho que vive com a avó paterna. Jean-Baptiste concorda em conhecer o menino com quem começa a estabelecer uma relação, mas a depressão dele, e posteriormente a dela, torna a relação dos dois cheia de ausências.