
Beijos de emergência
Philippe Garrel | Les Baisers De Secours
França | 1988 | 35mm | 90min | CI: 14 anos
Mathieu está rodando um filme baseado em sua própria vida e no qual é o protagonista. Para o desgosto de sua esposa e atriz, Jeanne, ele contrata outra mulher, Minouchette, para representar seu papel. Os ciúmes e as complicações decorrentes da mistura entre suas vidas pessoais e profissionais levam à separação do casal.
Os jovens desajustados
Philippe Garrel | Les Enfants Désaccordés
França | 1964 | DCP | 17min | CI: 14 anos
Dois adolescentes, Christiane Pérez e Pascal Roy, fogem das suas respectivas casas. Inicialmente, eles vagueiam pela cidade; depois, roubam um carro e viajam para uma mansão isolada no interior. Lá brincam, dançam, perseguem-se, atacam-se e criam sua própria e peculiar revolução, enquanto seus pais e professores refletem sobre o comportamento de ambos.
Réquiem para Sra. J
Bojan Vuletić | Rekvijem za gospodju J.
Sérvia/Bulgária/Macedônia/Rússia/França | 2017 | DCP | 94min | CI: 14 anos
Jelena já viveu o suficiente. Seu marido morreu há um ano, ela se sente cansada e solitária apesar de suas duas filhas e sua sogra, todas vivendo em seu apartamento. Ela decidiu que, no final da semana, no aniversário da morte do marido, ela se suicidará. Ela tem uma pistola pronta. Mas, há uma série de coisas para resolver: ela precisa devolver uma poltrona que pegou emprestada com um vizinho, colocar sua fotografia na lápide e renovar seu cartão de seguro de saúde. Gradualmente, esta mulher tranquila e humilde começa a perceber que nada é simples em um país que está constantemente caminhando entre o tormento e a transição.
Spell Reel
Filipa César | Spell Reel
Alemanha/Portugal/França/Guiné-Bissau | 2017 | DCP | 96min | CI: 14 anos
Em 2011, um arquivo contendo gravações de vídeo e áudio reapareceu em Bissau. O filme, à beira da ruína total, é um atestado do nascimento do cinema guineense como elemento da visão descolonizadora de Amílcar Cabral, líder da libertação assassinado em 1973. Em colaboração com os cineastas guineanos Sana na N’Hada, Flora Gomes e outros parceiros, Filipa César imagina uma jornada na qual essa frágil matéria do passado opera como um visionário prisma de estilhaços pelo qual enxergamos. Digitalizado em Berlim, em quadros soberbamente vívidos, o filme justapõe fragmentos em preto e branco de filmes em 16mm com imagens digitais contemporâneas, manipulando sutilmente a escala, a orientação e o texto para criar distância ou alcançar proximidade entre passado e presente.Imagem e som (1967-80): José Bolama, Cobumba, Julinh Camará, Djalma Fettermann, Flora Gomes, Josefina Lopes Crato, Sana na N'Hada, Rudi Spee
Imagem e som (2012-15): Suleimane Biai, Filipa César, Marta Leite, Nuno da Luz, Dídio Pestana, Benvindo dos Santos, Aissatu Seidi
Textos adicionais e comentários: Anita Fernandez, Flora Gomes, Sana na N'Hada
