2001  .   2002  .   2003  .   2004  .   2005  .   2006
05/10  .   06/10  .   07/10  .   08/10  .   09/10  .   10/10  .   11/10  .   BAIXAR PROGRAMAÇÃO EM PDF
email
INDIE BRASIL

Uma história pode ser conhecida por seus detalhes. Pode ser contada pelas pessoas que moram à beira dos trilhos do trem em Descaminhos, pelos tocadores de sinos em Entoados, pelos guardiões da cultura em O Caminho dos Homens, ou pelas crianças e suas casinhas em Ò, de Casa!. Filmes que nos apresentam documentos das cidades, das pessoas e da cultura do interior. Viajar, se colocar em trânsito, seja nas extensas estradas desta Minas que não acaba nunca como em Acidente, na vivência dos viajantes sem pouso de Andarilho ou, numa antítese, na urbanidade do trânsito paulista e o tempo despendido de Handerson e as Horas. Ou ainda nas estórias fantásticas de um mundo particular em Jardelina da Silva: Eu Mesma. A estes nove documentários se junta ainda um programa especialíssimo com cinco trabalhos realizados pelo programa Rumos do Itaú Cultural.

O Indie Brasil se completa com dois filmes que trazem dois cineastas estreando na ficção, depois de realizarem documentários. O paulista Chico Teixeira apresenta a vida real, comum, de uma mulher em A Casa de Alice. Já a carioca Sandra Kogut abre o Indie 2007 com Mutum, uma adaptação para um das obras mais importantes de um mito da literatura brasileira, o mineiro Guimarães Rosa. O cinema brasileiro está aqui, vivo, íntimo, buscando um mundo imenso em pequenas histórias reais ou imaginárias. (D.A)


ESPECIAL RUMOS ITAU CULTURAL

Realizada pelo Instituto Itaú Cultural a série Cinco Sobre Cinco Documentários, resultado da 5ª. Edição do programa Rumos Cinema e Vídeo, apresenta nos filmes de André Costa, Camilo Cavalcante e Cláudio Assis, Maya Da-Rin e Miriam Chnaiderman, a cidade, a infância, as fronteiras amazônicas e as migrações em imagens como caleidoscópio da contemporaneidade brasileira. Nesta edição, foi concedido um prêmio especial a Diário de Sintra, realizado a partir de registros pessoais e memórias da diretora Paula Gaitán, com base no período em que ela, seu marido, o cineasta Glauber Rocha, e seus dois filhos, Eryk Rocha e Ava Rocha, moraram na cidade portuguesa no ano de 1981, período muito próximo à sua morte.