As imagens da Espanha do passado e do presente reunidas à produções de países de língua espanhola poderão ser vistas aqui no ¿Hablas español? Englobando três programas - Costume e Melodrama no Cinema Espanhol; Mostra de Cinema Iberoamericano e Cinema Espanhol Atual – exibirá vinte longas e cinco curtas-metragens. >> O programa Costume e Melodrama réune dez longas realizados na época do franquismo. Para a sua curadora Marina Díaz “o humanismo que transparece neste cinema foi se tecendo em um jogo realístico e popular com uma cinematografia que se aproximou do público, narrando seus dias e projetando seus desejos”.>> Na Mostra de Cinema Iberoamericano o destaque são cinco co-produções da Espanha com os países latinos como Argentina, Cuba e Peru. O programa Cinema Espanhol Atual traz como destaque “Fausto 5.0” e “Intacto”, dois bons exemplos do cinema do gênero fantástico.


SURCOS
de José Antonio Nieves Conde, Espanha, 1951, 1h30min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 08 > 15:30 > SALA 3
Na Espanha do pós-guerra, uma família de camponeses muda-se para Madri em busca de uma vida melhor. Mas lá só encontram pobreza, desemprego e corrupção. Desesperados, regressam a seu povo para recomeçar suas vidas.

HISTORIAS DE LA RADIO
de José Luis Sáenz de Heredia, Espanha, 1955, 1h35min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 09 > 15:30 > SALA 3
Dois inventores desejam patentear seu invento, para conseguir dinheiro participam de um concurso na rádio. Um ladrão, em pleno roubo, atende uma ligação, informando que o dono da casa ganhou um prêmio num programa de rádio.

MARCELINO, PAN Y VINO
de Ladislao Vajda, Espanha/Itália, 1955, 1h30min.
Versão original em espanhol com legendas em português.

Dia 10 > 15:30 > SALA 3
Um recém nascido, abandonado na porta do convento de frades franciscanos, é batizado de Marcelino. Como ninguém aparece para pegá-lo, eles o criam. No sótão, Marcelino descobre a imagem de Cristo Crucificado, dele se torna amigo e para alimentá-lo leva pão e vinho.

El TIGRE DE CHAMBErí
de Pedro Luis Ramírez, 1957, Espanha, 1h20min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 11 > 15:30 > SALA 3
Um casual soco de Miguel, durante uma partida de futebol, machuca o campeão espanhol de boxe. Este incidente mudará a sua vida, que entrará num mundo de ilusões em que todos tratam de tirar o maior proveito possível.

EL ÚLTIMO CUPLÉ
de Juan de Orduña, 1957, Espanha, 1h50min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 12 > 15:30 > SALA 3
A cantora María Luján conta sua vida a Juan Contreras, seu primeiro empresário. Famosa anos atrás na Espanha, França e América, teve uma triste vida sentimental. De volta a Madri se apaixonou por um toureiro, morto logo depois. Agora, Juan tenta convencê-la a voltar a cantar.

PLÁCIDO
de Luis García Berlanga, 1960, 1h25min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 14 > 15:30 > SALA 3
As autoridades de uma pequena localidade tentam organizar uma campanha de Natal que consiste em que os vizinhos convidem um pobre para a ceia. Paralelamente, um modesto homem tenta conseguir dinheiro para pagar a dívida de seu carro.

LA GRAN FAMÍLIA
de Fernando Palacios, 1962, Espanha, 1h38min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 13 > 15:30 > SALA 3
Uma família composta pelos pais, seus quinze filhos e o avô vivem com todos os problemas de educação, manutenção e felicidade de um grupo tão numeroso. Cada geração tentando preparar adeqüadamente a geração seguinte.

LOS TARANTOS
de Francisco Rovira-Beleta, 1963, Espanha, 1h23min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 15 > 15:30 > SALA 3
Rafael, um membro da família dos “Los Tarantos”, conhece e se apaixona por Juana. Ela também o ama. Mas ao saber que ela pertence a família dos “Los Zorongos”, Rafael desiste de seu amor que causaria um conflito violento e destrutivo.

EL VERDUGO
de Luis García Berlanga, 1963, Espanha/Itália, 1h30min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 16 > 15:30 > SALA 3
Um empregado de uma funerária se casa com a filha de um carrasco. Este vai se aposentar e o convence a entrar para a profissão. Dado a escassez de condenados, o novo carrasco pensa que nunca terá que exercer a profissão. Mas um dia, a polícia o chama para uma execução.

LA CIUDAD NO ES PARA MÍ
de Pedro Lazaga, 1966, Espanha, 1h36min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 11 > 18:00 > SALA 3
Agustín Valverde, querido cidadão da pequena Calacierva, deixa a cidade e vai para Madri, onde vive seu filho Agustín, um importante cirurgião. A família dele está plenamente adaptada a sociedade madrilena, mas a presença do avô alterará muitas coisas por lá.


CORTÁZAR
de Tristán Bauer, Argentina/Espanha, 1994, 1h20min.
Versão original com legendas em português

Dia 12 > 18:00 > SALA 3
Julio Cortázar (1914-1984) autor de livros como “Bestiário” (1951) e “Histórias de Cronopios y de Famas” (1960), narra sua vida através de entrevistas realizadas ao longo dos anos. Num relato em que a literatura se entrecruza com impressões sobre o mundo que viveu como a revolução cubana, golpe militar argentino e El Che.

LA ESPALDA DEL MUNDO
de Javier Corcuera, Espanha, 2000, 1h29min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 08 > 18:00 > SALA 3
Três histórias em três lugares no mundo. Gunter Rodriguez tem 11 anos, vive na periferia de Lima, trabalha como pedreiro e quer estudar. Mehdi Zana foi o primeiro juiz do Curdistão, foi preso pelo golpe militar, vive hoje em Estocolmo e quer voltar para o seu país. Thomas Miller-El espera desde 1986 no corredor da morte num presídio no Texas, EUA.

LAS HUELLAS BORRADAS
de Enrique Gabriel, Argentina/Espanha, 1999, 1h40min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 09 > 18:00 > SALA 3
Higueras, pequeno povoado encravado nas duras e montanhosas terras de Leon, vive dias de angústia porque vai ser inundado por um pântano. Depois de anos morando na Argentina, o escritor Manuel Perea volta para acompanhar a tragédia de seus conterrâneos e tentar reconquistar o amor de Virginia, sua ex-noiva.

LISTA DE ESPERA
de Juan Carlos Tabío, Espanha/Cuba/México/França/Alemanha, 2000, 1h46min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 10 > 18:00 > SALA 3
Num terminal rodoviário, em Cuba, um numeroso grupo de passageiros espera ansioso pelo único transporte disponível. Quando enfim o ônibus segue viagem, não tarda a enguiçar definitivamente. O jovem engenheiro Emilio, a bela Jacqueline, um cego e outros passageiros, tentam buscar soluções para os contratempos.

EL LUGAR DONDE ESTUVO EL PARAISO
de Gerardo Herrero, Espanha/Argentina/Brasil/Alemanha, 2001, 1h42min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 13 > 18:00 > SALA 3
No início dos anos 80, os países sul-americanos são governados por ditaduras militares. Em Iquitos, na Amazônia peruana, o cônsul de um país do Cone Sul espera a chegada da filha, que não vê há anos, enquanto é ameaçado por um diplomata, colaboracionista dos militares, disposto a averiguar porque o cônsul dá proteção a um piloto desertor.


ASESINATO EN FEBRERO
de Eterio Ortega Santillana, Espanha, 2001, 1h24min.
Versão original em espanhol sem legendas

Dia 10 > 17:00 > SALA 4
Um dia qualquer numa pequena e bela cidade das províncias. A primavera se nota nas árvores, colinas e prados ao redor. Como todos os dias, dois homens caminham para o trabalho, entre as árvores centenárias. Ali, são assassinados. Por quê? Quem é culpado? Para quê?

FAUSTO 5.0
de Alex Ollé, Isidro Ortiz e Carlos Padrissa, Espanha, 2001, 1h29min.
Versão original em espanhol sem legendas

Dia 11 > 19:20 > SALA 4
O doutor Fausto é especialista em medicina terminal, sua vida se desenrola entre pacientes a beira da morte. Numa cidade decrépita está acontecendo uma convenção médica, onde ele reencontra Santos, um paciente que julgou desenganado há anos atrás. Santos, uma pessoa grosseira e sedutora, guiará Fausto numa viagem alucinante por sua consciência.

INTACTO
de Juan Carlos Fresnadillo, Espanha, 2001, 1h48min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 12 > 19:15 > SALA 4
Federico e Sam são dois homens de sorte. Federico sobreviveu a um terremoto e tem o dom de trazer sorte. Sam é um sobrevivente do holocausto e gerencia um cassino. Um dia, Federico desafia Sam e este lhe toma o seu dom. Anos depois, Federico embarca com Tomás, o único sobrevivente de um desastre aéreo, numa viagem iniciática. Somente um ficará intacto.

SILENCIO ROTO
de Montxo Armendáriz, Espanha, 2001, 1h52min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 09 > 17:00 > SALA 4
No inverno de 1944, cinco anos depois do término da Guerra Civil, nas montanhas da Espanha, grupos armados não se resignam ao triunfo do franquismo e seguem lutando. São os Maquis, que sobrevivem com a ajuda de alguns moradores da região. Lucia chega para trabalhar no bar de sua tia. Ali se apaixona por Manuel e descobre a inóspita vida das montanhas.

SIN VERGUENZA
de Joaquim Oristrell, Espanha, 2001, 1h56min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 08 > 14:45 > SALA 4
Um roteiro sobre uma história de amor, num verão de 1979, cai acidentalmente nas mãos de Isabel, dona de uma escola de atores. Ao ler o roteiro, descobre que foi baseado num romance que viveu com o diretor Mario Fabra, há 21 anos atrás. Um romance que ela nunca esqueceu. Eles hoje tem amantes mais jovens. Mas a vida irá reaproximá-los.

Dia 08 > 17:00 > SALA 4

YO SOY DE MI BARRIO
de Juan Vicente Córdoba, Espanha, 2002, 36min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 08 > 17:00 > SALA 4
Depois da estréia de um filme sobre seu bairro, um diretor de cinema volta a visitá-lo, num retrato da vida nas grandes cidades.

VIAJE A LA LUNA
de Frederic Amat, Espanha, 1998, 20 min
Sem diálogos com intertítulos em espanhol.

Dia 08 > 17:00 > SALA 4
Poema visual baseado num roteiro de Federico Garcia Lorca escrito em Nova York em 1929.


Dia 09 > 14:45 > SALA 4

MI PATIO
de Rafael R. Tranche, Espanha, 2000, 14min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 09 > 14:45 > SALA 4
Fran volta à casa da sua família para uma despedida definitiva.

EL PUZZLE
de Belén Macías, Espanha, 2000, 19min.
Versão original em espanhol com legendas em inglês.

Dia 09 > 14:45 > SALA 4
A viúva Rosa, que adora quebra-cabeças e óperas, redescobre o amor no especial Enrique.

EL ULTIMO CUENTO
de Laura Belloso, Espanha, 2001, 16min.
Versão original em espanhol sem legendas.

Dia 09 > 14:45 > SALA 4
O solitário Tomás passa os dias entre os mortos no necrotério, refugiado num mundo de fantasias.