Revelar novos diretores chineses ao público brasileiro é a proposta do Made in China, que apresenta seis filmes realizados por importantes produtoras chinesas como o Beijing Film Studio e o Xiaoxing Film Studio. São filmes que revelam, em sua maioria, questões inerentes à China contemporânea como as novas relações familiares – com o divórcio, traição, triângulos amorosos – e o encontro entre o país tradicional e o moderno.

CARTEIROS DAS MONTANHAS
(Postmen in the Mountains) de Huo Jianqi, China, 1998, 1h30min.
Versão original com legendas em português

Dia 10 > 16:30 | Dia 11 > 20:40 > SALA 2
Um filme delicado sobre a relação entre o pai, carteiro oficial do vilarejo que irá se aposentar, e o filho, que agora ocupará o seu lugar. Juntos, percorrem a pé as montanhas, entregando as correspondências, trocando experiências, naquela que será a última viagem do pai e a primeira do filho. Como pano de fundo dessa viagem, as belíssimas montanhas chinesas.

A CERTIDãO DE CASAMENTO
(The Marriage Certificate) de Huang Jianxin, China, 2001, 1h50min.
Versão original com legendas em português

Dia 09 > 16:20 | Dia 11 > 16:20 > SALA 2
Um retrato satírico da família chinesa atual. É narrado pela garota Xiaowen que através do seu diário revela os problemas no casamento de seus pais. Sua mãe, Xie Yuting, é engenheira e seu pai, Gu Ming, é psiquiatra. Aparentemente eles são uma família feliz, mas tudo começa a complicar quando a mãe não encontra sua certidão de casamento, o que pode ser um problema na China…

Cores dos cegos
(Colors of the Blind) de Huo Jianqi, China, 1998, 1h45min.
Versão original com legendas em português

Dia 08 > 16:20 | Dia 13 > 16:30 > SALA 2
Um triângulo amoroso reúne uma talentosa atleta cega, seu treinador e a namorada dele. A jovem atleta se apaixona por ele, mas logo descobre a enorme distância que há entre seus mundos. O filme traz a participação de vários atletas portadores de deficiência campeões na China.

quebrando o silêncio
(Breaking the Silence) de Sun Zhou, China, 1999, 1h30min.
Versão original com legendas em português

Dia 12 > 16:20 | Dia 15 > 16:20 > SALA 2
Sun Liying, protagonizada pela atriz Gong Li, é mãe solteira. Seu filho, Zheng Da, é surdo. A mãe precisa lutar para ganhar a vida, criar o filho e ensiná-lo a falar. Os problemas começam quando o garoto chega à idade escolar. Ela acredita que ele não é diferente das outros. Mas a realidade é diferente. Ela terá de ser forte para ensiná-lo como enfrentar a situação em que vivem.

SOMBRA mágica
(Shadow Magic) de Ann Hu, China, 2000, 1h59min.
Versão original com legendas em português

Dia 10 > 20:40 | Dia 14 > 16:15 > SALA 2
Filme de estréia da diretora Ann Hu conta de forma ficcional a origem do cinema na China. Baseado em fatos reais, recria o primeiro filme realizado no país, “Dingjun Mountain”, realizado por uma loja de fotografia de Beijing e que trazia a apresentação de um famoso ator de ópera. Utilizando imagens de arquivo, recria o clima de nostalgia e inocência do início do cinema.

SUSPIRO
(Sigh) de Feng Xiaogang, China, 2000, 2h.
Versão original com legendas em português

Dia 09 > 20:40 | Dia 16 > 16:15 > SALA 2
Liang Yazhou é um escritor, casado há cerca de dez anos e pai de uma adorável menina de seis anos. Ele ama sua família, tudo parece normal. Até que conhece a jovem e bela Li Xiaodan, contratada por seu produtor para ser sua assistente. Eles se apaixonam e Liang precisa escolher entre as responsabilidades com sua família ou viver um novo romance.