Um ermitão isolado nas montanhas na comovente obra do mineiro Cao Guimarães; a relação dos brasileiros com as diferenças raciais no filme do paulista Carlos Nader. Esses são os temas dos dois documentários que serão exibidos no Indie Brasil. Na sua companhia estarão dois filmes de ficção realizados pelos cineastas Roberto Moreira, estreando na direção, e Carlos Reichenbach, que faz aqui a pré-estreia do seu décimo terceiro longa.

A Alma do Osso
de Cao Guimarães, Brasil/MG, 2004, 1h14min.

Dia 11 > 21:15 > SALA 1 Dia 14 > 21:15 > SALA 1
“Numa caverna encravada numa montanha de pedra vive Dominguinhos, 72 anos, 1,60 m de altura, 40 quilos e piolho na barba. Armamos uma barraca ao lado de sua gruta e passamos alguns dias convivendo com ele. Para os nossos cantis de água, garrafas velhas de refrigerante cortadas ao meio, tampadas para proteger dos ratos e das baratas. Para as nossas modernas lanternas, a luz das estrelas, do fogo. Para a nossa dificuldade em sentar de cócoras, deitar no chão duro, o balé natural de um homemelástico, homem-osso-veia-carne. Ao contrário do que esperávamos ele só parava de falar para fazer café, dormir, tocar viola e exercer seus rituais. O silêncio para ele parece ser já o lugar comum, o estado normal em que o tempo passa. A fala é o estado de exceção”. (C.G)

Garotas do ABC
de Carlos Reichenbach, Brasil/SP, 2004, 2h05min.

Dia 16 > 21:15 > SALA 1
No ABC de São Paulo, região de fábricas têxteis e metalúrgicas, um grupo de operárias vive seu cotidiano de intenso trabalho, sonhos e ilusões. Entre elas, destaca-se Aurélia, operária negra, bela e atrevida, que adora homens fortes e musculosos e é fã do astro Arnold Schwarzenegger. Ela namora Fábio, jovem enturmado em um grupo neonazista, liderado pelo jovem advogado Salesiano de Carvalho.

Contra Todos
de Roberto Moreira, Brasil/SP, 2004, 1h35min.

Dia 10 > 21:15 > SALA 1
Uma história de mentira, traição e vingança em uma família de classe média baixa em São Paulo. Num bairro da periferia vivem Teodoro, sua filha adolescente Soninha e sua segunda mulher, Cláudia. Por trás da fachada de homem religioso, Teodoro ganha a vida como matador, bate na filha e tem uma relação extraconjugal com Terezinha. Insatisfeita no casamento, Cláudia vive um caso com Júlio. Quando Júlio é assassinado, Cláudia culpa o marido, destrói a casa e foge. Num hotel do centro, conhece o porteiro Lindoval. Quando Lindoval é espancado por carecas, Cláudia suspeita do ex-marido. Na mesma noite, Terezinha recebe uma fita de vídeo em que Teodoro transa com Cláudia. O engano duplo prepara o desfecho da história, trazendo revelações e uma surpresa final.

Preto e Branco
de Carlos Nader, Brasil/SP, 2004, 1h13min.

Dia 15 > 21: 15 > SALA 1
Documentário sobre relações raciais entre cidadãos comuns da cidade de São Paulo. De estrutura episódica, o filme contém quatro curtas sobre uma história de 500 anos. E apresenta uma questão pouco discutida nas telas. Por um lado, o modelo racial brasileiro tem sido historicamente considerado uma solução original para eterna intolerância étnica no planeta. Por outro lado, é também considerado uma farsa que visa esconder o abismo social entre brancos e não-brancos. Afinal, a idéia de que o Brasil é um país onde as raças co-existem e se fundem em harmonia é um mito hipócrita ou é uma grande esperança para o futuro da convivência humana?