São Paulo / Entrada Franca

Vale dos Santos
Valley Of Saints

Musa Syeed / Índia/EUA / 2012 / Digital / 82min.

Dal Lake, considerada por todos como a joia da coroa da Caxemira, é uma extensa comunidade aquática onde, frequentemente, a erupção da violência política desvia a atenção de sua beleza natural. Gulzar, um jovem barqueiro, planeja fugir da cidade com seu melhor amigo, em busca de uma vida melhor, porém, um toque de recolher, que deverá ser cumprido pelo período de uma semana, impede sua partida. Forçado a esperar, Gulzar arranja emprego como ajudante da bela cientista Asifa. Enquanto navegam pela paisagem flutuante, coletando amostras de água para um estudo ambiental, floresce, entre eles, um improvável relacionamento. Quando a pesquisa de Asifa revela poluentes nocivos nas águas da região, Gulzar percebe que o ecossistema do lago e, de certa forma, toda a cultura local enfrentam uma ameaça perigosa.

Irmão
Brat

Aleksey Balabanov / Rússia / 1997 / 35mm / 100min.

Danila Bagrov volta para casa depois de lutar em uma guerra humilhante e se esforça para encontrar seu lugar na sociedade. Ele viaja para São Petersburgo, onde, aparentemente, seu irmão leva uma vida bem sucedida. Entretanto, a nova profissão do irmão de Danila o conduz a uma vida de brutalidade e violência, que, estranhamente, não parece tocar a sua alma. Apesar de possuir todas as características formais de um típico drama policial ou filme de gângster, Irmão capta a ansiedade de uma nação que perdeu não só a guerra, mas, também, a sua identidade. O ator principal Sergei Bodrov Jr. incorpora esse assassino de aluguel que possui um bom coração e se transforma no novo e perturbador “herói otimista” de uma nova Rússia, na qual as ideias de nacionalidade, moralidade, família e honra estão sendo reavaliadas e reformuladas. Apesar do orçamento incrivelmente baixo, Irmão tornou-se um grande sucesso de bilheteria na Rússia.

Irmão 2: de Volta para Casa
Brat 2

Aleksey Balabanov / Rússia / 2000 / 35mm / 125min.

Esta sequência do popularíssimo Irmão não focaliza especificamente o “retorno” de Danila Bagrov, mas, sim, seu “renascimento”. Aquele Danila, que foi visitar o irmão mais velho em São Petersburgo, era um herói solitário, sem uma biografia real. Agora, em Moscou, o protagonista permanece uma fantástica combinação de astúcia, crueldade, inocência e ingenuidade. Ele não pode existir em um meio social concreto. Danila vive em um espaço particular no qual a sociedade cria seus ideais, seus heróis e mitos nacionais. Em dado momento, ele encontra seus companheiros de exército, com os quais lutou na Chechênia, e um deles, de nome Konstantin, conta-lhe sobre a situação de seu irmão: um jogador profissional de hóquei nos Estados Unidos, que é vítima de um contrato opressor com o proprietário do time e seu parceiro russo. Poucos dias após essa conversa Konstantin é encontrado morto e Danila vai a Chicago para solucionar o crime. Quando esses dois trabalhos de Balabanov, Irmão e Irmão 2, foram lançados na Rússia, eles alcançaram status de filme cult. Irmão consegiu a maior bilheteria do ano de 1997 e a maior bilheteria desde o fim da União Soviética. Irmão 2 foi uma obra ainda mais bem-sucedida. A popularidade dos dois filmes tem sido, muitas vezes, atribuída à preocupação de ambos com a identidade nacional russa e com a representação de um herói nacional.

Buraco no Céu
Sora no Ana

Kazuyoshi Kumakiri / Japão / 2001 / 35mm / 127min.

O amor dói. A história se passa em Hokaido, região norte do Japão que possui uma natureza impressionante e um céu azul claro. Kinoshita Ichio é um homem de 35 anos, solteiro e de bom coração que dirige, juntamente com seu excêntrico pai, um pequeno restaurante de beira de estrada chamado “Buraco no céu.” Às vezes alguns poucos caminhoneiros ou viajantes param por lá. Kinoshita passa todos os dias trabalhando atrás do fogão, sem muito prazer. Ele se sente só. Certo dia, porém, uma garota entra no restaurante. Ela tenta sair sem pagar, mas Kinoshita não permite. Ele descobre que a garota foi abandonada por seu amante e lhe oferece alojamento e emprego. Essa nova vida a dois parecia que iria durar para sempre, mas Kinoshita é excessivamente romântico e o relacionamento acaba por forçá-lo a enfrentar os problemas de sua própria história.