BH | SP - ENG | PORT

O diretor francês Pierre Coulibeuf estará apresentando em Belo Horizonte, no Oi Futuro, de setembro a outubro, a exposição Dédale, inspirada no universo do artista brasileiro Iberê Camargo. Convidamos Coulibeuf para escolher alguns de seus filmes para serem exibidos no Indie 2011. Este programa traz a seleção realizada por ele.

Coulibeuf nasceu em Elbeuf, na França, em 1949. Em uma relação interdisciplinar com diversos gêneros cinematográficos, bem como com vários modos de apresentar a imagem em movimento, as obras de Coulibeuf criam um lugar e uma linguagem na fronteira das outras artes - criticando formas estabelecidas e questionando representações da realidade. Desde 1987, ele dirige filmes baseados nos universos de Pierre Klossowski, Michelangelo Pistoletto, Marina Abramovic, Jan Fabre e Meg Stuart. Seus filmes foram selecionados em diversos festivais internacionais de cinema e apresentados em galerias do mundo todo, como parte de várias coleções de arte.

Seu primeiro filme, Klossowski, peintre-exorciste (1987), foi uma transposição de uma obra literária para o cinema, sob a forma de um tríptico. Sempre trabalhando na fronteira de diferentes gêneros, a obra de Coulibeuf questiona os modos de representação da realidade, bem como as formas estabelecidas, abrindo um novo espaço para a exploração cinematográfica. Coulibeuf dirigiu seis longas-metragens, incluindo “Os guerreiros da beleza” (2002). Em 2004, Coulibeuf apresenta “Algum Lugar Entre” (Somewhere in Between), um filme-retrato inspirado no processo criativo da coreógrafa Meg Stuart, recriando o comportamento e os gestos das pessoas em suas vidas cotidianas.